Psicologia
A transformação biológica no processo do envelhecimento é natural e inevitável, pois todo ser que respira tem o seu tempo devido, o seu relógio natural biológico, que determina por quanto àquela espécie vai viver, logo, o envelhecimento é um fato universal, comum a todos os seres de origem animal. Tendo em vista o aumento da população idosa no Brasil e a falta de estrutura, podemos observar que o asilamento é uma opção aos casos sem alternativa. É importante ressaltar que a política de retratação do Estado, determina que os asilos públicos destinam-se aos idosos sem referência familiar e sem recursos financeiros.
Ao analisar a questão, verifica-se que o que existe é na verdade, uma oferta para indivíduos que não possuem um perfil socioeconômico para integrar os chamados grupos de terceira idade. Os idosos que não se enquadram nesse perfil acabam sendo excluídos da sociedade. Constata-se, portanto, que existem duas categorias, socialmente edificadas, que envolvem os idosos: a velhice e a institucionalização.
2 OBJETIVOS
Verificar através de uma revisão Bibliográfica a qualidade de vida no cotidiano de idosos residentes em instituições asilar, a visão da família sobre o asilamento e o relacionamento dos idosos com a equipe multiprofissional mediante suas limitações. O objetivo é assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto-realização, por meio da institucionalização, assim, promovendo o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual, cognitivo e cultural dos idosos, valorizando a vida até sua fase final, apoiando os programas de cuidados paliativos, que