Psicologia
Blog criado pela aluna Daniela Sales Sousa do 1º Módulo do curso de Administração da Etec de Jacareí, SP, referente a conclusão do trabalho apresentado em sala para o componete curricular Gestão Empresarial, orientado pelo Profº MSC Levi Pinto de Miranda Júnior. terça-feira, 11 de setembro de 2012
Fordismo, Toyotismo e Volvismo - Resenha
Resenha Crítica do Artigo
“Fordismo, Toyotismo e Volvismo: Os Caminhos da Indústria Em Busca Do Tempo Perdido”. Reestruturação da indústria, organização do trabalho, métodos de produção.
O artigo científico de Thomaz Wood foi publicado no ano de 1992 pela Revista de Administração de Empresas. Thomaz Wood, um engenheiro químico Mestrado em Administração de Empresas e também o atual administrador desta revista, organizou e criou esse material baseando-se na reestruturação industrial, nas organizações trabalhistas e nos métodos por três sistemas automobilísticos, sendo eles: Ford, Toyota e Volvo.
O artigo, dividido em três pontos, investiga: o Sistema Fordista – com a ascensão e queda da produção em massa; o Sistema Toyota – nascimento e suas características; e enfim o Sistema Volvo – com o surgimento. Seu objetivo é mostrar de uma maneira geral como ocorreu estes sistemas de produção em suas épocas.
Henry Ford – a produção em massa
Os conceitos utilizados por Ford baseavam-se na produção e no consumo em massa, com seu foco da indústria automobilística. O autor deixa claro que a evolução ocorrida está diretamente ligada ao desenvolvimento do pensamento gerencial e das escolas administrativas. E que mesmo com a mudança ocorrida, fazendo o vínculo ser menos evidente, ela ainda sim tem um grande papel como fornecimento de compreensão dos sistemas organizacionais. Para Ford, seus conceitos trouxeram bons resultados, como reduzir dramaticamente os custos e melhor substancialmente seus produtos.
Seu termo produção em massa não vinha