Psicologia
“Ser Psicólogo é uma imensa responsabilidade. É também uma notável dádiva pois recebemos o dom de usar a palavra, o olhar, as expressões, e até mesmo o silêncio. O dom de tirar lá de dentro o melhor que temos para cuidar, fortalecer, compreender, aliviar…”
Walmir Monteiro
Uma das principais funções do psicólogo é a realização de avaliações psicológicas; conduzindo, deste modo, à elaboração de psicodiagnósticos diferenciais, de estudos da estrutura da personalidade, da deterioração mental, bem como da compreensão do funcionamento mental global da pessoa. Estas avaliações psicológicas têm como objectivo principal despistar qualquer indício psicopatológico.
Outra das funções é o acompanhamento psicológico/psicoterapêutico, em que o psicólogo adopta essencialmente uma postura de suporte e contenção, procurando igualmente criar, em conjunto com a pessoa, estratégias de intervenção psicológica para diminuir, aliviar, e até extinguir o sofrimento da pessoa, de modo a restabelecer o bem-estar e o equilíbrio emocional.
Apoio Psicológico a Estudantes do Ensino Superior
A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior tem-se constituído como uma das etapas mais importantes do desenvolvimento do jovem adulto, na medida em que os anos de Universidade, são muito importantes para a estimulação da autonomia, da competência para lidar com a complexidade do mundo e de uma forma mais geral, para a construção da identidade, dado que são estas as principais tarefas do desenvolvimento que estão em causa nesta fase da vida, em que o jovem estudante se situa na transição da adolescência para a idade adulta. Assim, os recursos individuais são mobilizados por um novo contexto de vida numa fase com problemáticas específicas em termos normativos. Esta fase de mudança exige uma reorganização psíquica, necessária, mas também pode reavivar vulnerabilidades psicológicas do desenvolvimento anterior, que até aí tinham passado despercebidas.
Também, durante