trabalho metodos de pesquisa
Quem pode negar que o sol é menor que a terra se ao olhar para o céu vemos uma pequena bola alaranjada iluminando tudo? Esse é o tipo de afirmativa que parte do senso comum que existe no seio da sociedade. O senso comum é formado por certezas cotidianas, sem comprovação cientifica gerados pela observação e interpretação pessoal dos indivíduos.
Existe uma grande diferença dos nossos saberes cotidianos para os saberes científicos, a astronomia nos mostra que o sol é muito maior que a terra, mesmo que aos nossos olhos pareça menor. Os conhecimentos senso comum possui algumas características, entre elas:
- São subjetivos: Pois pode variar do ponto de vista de uma pessoa para outra ou de um grupo social para outro.
- São qualitativos: Pois as coisas são julgadas como grandes ou pequenas, pesadas ou leves, belas ou feias...
- São heterogéneos: Referem-se a fatos que julgamos diferentes, como por exemplo, um copo que cai ou uma pena que cai são considerados fatos isolados pelo senso comum.
- São individualizadores por serem quantitativos e heterogéneos.
- Ignoram a regularidade e a constância.
Em oposição ao senso comum existe a ciência, que desconfia das nossas verdades cotidianas e busca alcançar o conhecimento de forma objetiva, buscando padrões, critérios, leis gerais para os fenómenos, procurando associação entre os casos.
A ciência só busca estabelecer relações de causa depois de investigar profundamente a natureza dos fenómenos, diferente do senso comum que tira conclusões a primeira vista. Assim por exemplo, o corpo não cai porque é pesado, mas o peso do corpo depende do campo gravitacional.
Os dados científicos não são empíricos de nossa experiencia, mas sim construídos com trabalho de investigação cientifica, através de método. A ciência se diferencia do senso comum porque este é opinião baseada em hábitos, preconceitos e tradições. A ciência é um conhecimento oriundo do trabalho racional.
Uma teoria cientifica é um sistema