Psicologia
Entende-se como indivíduo saudável mentalmente aquele que reconhece que não é perfeito, sabe lidar com cotidiano, seus desafios e mudanças, passa por diversas emoções e procura ajuda para lidar com seus traumas, além de reconhecer que não é o único no mundo. Já indivíduos considerados com algum tipo de transtorno mental, não possuem atitudes consideradas dentro dos padrões de normalidade. (referência página 93/94)
Vale ressaltar que não existe de fato uma personalidade considerada normal pois a personalidade se modifica de acordo com o ambiente, no exemplo do filme duas faces de um crime o personagem se comporta de formas diferentes de acordo com o ambiente em que está inserido. (referência página 97)
Alterações no padrão de normalidade podem ocorrer no decorrer do tempo e das etapas da vida por fatores orgânicos, psicológicos e emocionais, como por exemplo estresse prolongado e eventos traumáticos como ocorre no filme Duas Faces de Um Crime. O individuo pode apresentar padrões normais de comportamento, e ao longo da vida ter uma alteração nesse padrão, tendo algumas condutas consideradas boas ou ruins. (referência página 163)
Após ter sua funcionalidade comprometida o personagem Martin, julgado pelo assassinato de um padre, apresenta transtorno no seu padrão de comportamento, (referência página 104) o que ocorre por conta de um fator traumático e somatório, pois o que causou o trauma, foi um evento que ocorreu a ele varias vezes, envolvendo o padre. (referência página 107)
Esse trauma resulta em um transtorno dissociativo em Martin, que assume