Psicologia
Acadêmica: Mayra Carla Felisbino
Unidade de Aprendizagem: Dimen. Psicos. Da Const. do Sujeito
Professora: Andréia
Psicologia 1º Semestre-Noturno
PSICOLOGIAS
Esta área de conhecimento da Psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta, isto é, a idade em que todos estes aspectos atingem o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. (pag. 97)
Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos reconhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos. (pag. 98)
A inteligência pode desenvolver-se aquém ou além do seu potencial, dependendo das condições do meio que encontra. (pag. 99)
O aumento de altura e a estabilização do esqueleto permitem ao indivíduo comportamentos e um domínio do mundo que antes não existiam. (pag. 99)
O conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo. (pag. 99)
A criança leva a chupeta até a boca por volta dos 7 meses, porque já coordena os movimentos das mãos. (pag. 100)
Aspecto afetivo-emocional é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. (pag. 100)
Segundo Piaget, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. Todos os indivíduos passam por essas fases ou períodos, nessa seqüência, porém o início e o termino de cada uma delas dependem das características biológicas de cada indivíduo e de fatores educacionais sociais. (pag. 101)
No recém-nascido, a vida mental reduz-se ao exercício dos aparelhos reflexos, de fundo hereditário, como a sucção. Esses reflexos melhoram com o treino. (pag. 101)
Por volta dos 2 anos, a criança evolui de uma atitude passiva em relação ao ambiente e pessoas de seu mundo para uma atitude ativa e