Psicologia
Se há um lugar onde se pode reconhecer a novidade e originalidade da epistemologia piagetiana é na formulação do processo de conhecimento físico, a aquisição do conhecimento diz respeito a formação e aprendizagem do conhecimento do mundo, com pesquisas sobre as noções físicas de conservação a composição e combinação interna dos corpos que revelam duas condições a abstração empírica e abstrações reflexionantes.
O conhecimento físico não deixa de ser uma organização lógica e matemática do mundo, como o senso comum poderia acreditar, com isso é necessário agir e ter experiência sobre os caracteres dos objetos, para realizar abstrações empíricas desses dados e inseri-los em sistemas de relações.
O mundo real não se reduz á experiência sensível nem ao seu oposto, á dedução para, ele é produto da ação solidária de ambos, é possível na realidade exterior pela mediação dos sistemas de relação desde os níveis mais elementares da atividade sensório motora.
Referindo-se ás experiências de mudança da forma de uma bolinha de barro, a criança da mesma maneira, acredita na alteração da substância de seu peso e volume. O estado pelo qual passa a transformação, não consegue compô-los num sistema de relações e compreender, dessa maneira a conservação da substância.
A criança observa a matéria dissolvida pesa igual, antes e depois da sua transformação, agora a diferença é de organizar um novo conteúdo , no qual tem a ver com o espaço ocupado pelos corpos em estado de compressão e de descompressão.
O fenômeno físico da transmissão de movimento a uma criança pequena, significa uma ação imediata de um agente sobre o paciente, não há um tempo homogêneo que consiga inserir o próprio movimento e o dos objetos exteriores, a transmissão de movimentos passa por um processo evolutivo análogo ao da conservação da matéria. Com isso a composição apresenta uma particularidade que é necessário frisar, nesse caso as