psicologia
Preparação - Dicas
Não existe uma maneira de "treinar" para uma avaliação psicológica. E, mesmo que se tentasse isso é totalmente antiético. Então a maneira de se preparar para este momento consiste em analisar as possibilidades de se apresentar de maneira condizente com o perfil necessário para ocupar o cargo. Segue um as dicas:
1º- verifique com atenção as atribuições do cargo ao qual está concorrendo.
2º- pense num tipo de postura, de comportamento que seja adequado para assumir e cumprir as atribuições do cargo. Faça uma lista com as características que julga pertinentes ao cargo.
Geralmente os examindores traçam alguns critérios de definição do perfil psicológico, que serão aferidos na Avaliação Psicológica. Por exemplo:
- Cordialidade: É relacionar-se com urbanidade, disponibilidade, harmonia e equilíbrio nas suas interações com os usuários, colegas e sociedade em geral.
- Responsabilidade: É portar-se com profissionalismo e ética, adotando uma postura de prestador de serviços e solucionador de problemas, a fim de fortalecer a credibilidade da Empresa.
- Melhoria contínua: É atuar com eficiência e eficácia na promoção de uma mobilidade segura, por meio do trabalho integrado e da valorização do funcionário, com foco nos resultados para a sociedade.
- Motivação: É demonstrar comprometimento com a instituição, interesse pela carreira e pela função que exerce.
- Comunicação: É saber ouvir bem como transmitir os seus pensamentos de forma clara e convincente, quer verbalmente, quer por escrito. Expõe idéias com argumentação objetiva, lógica e convincente.
- Empatia: É a capacidade de compreender as outras pessoas e reconhecer as emoções que essas manifestam, tratando-as com a consideração que esses sentimentos envolvem. Saber “colocarse no lugar do outro”.
- Postura: É a capacidade de adotar comportamentos que condizem com a situação enfrentada, manifestando atitudes eticamente