Psicologia
II
A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA
PSICOLÓGICA
A
história da construção da psicologia está ligada, em cada momento histórico, ás exigências de conhecimento da humanidade, ás demais àreas do conhecimento humano e aos novos desafios colocados pela realidade econômica e social e pela insaciável necessidade do homen de compreender a si mesmo.
A PSICOLOGIA ENTRE OS GREGOS
A história do pensamento humano tem um momento áureo na Antiguidade, entre os gregos, particularmente no período de 700 a.c. Até a dominação romana, às vésperas da era cristã.
É entre os filósofos gregos que surgiu a primeira tentativa de sistematizar uma Psicologia. O próprio termo psicologia vem do grego psyché( alma), e de logos (razão), portanto psicologia significa “estudo da alma”.
Os filósofos pré-socráticos preocupavam-se em definir a relação do homem com o mundo através da percepção.
Sócrates
postulava que a principal característica humana era a razão.
Platão procurou definir um lugar para a razão em nosso próprio corpo, definiu esse lugar na cabeça, onde se encontra a alma do homen.
Aristóteles foi inovador dizendo que a alma e o corpo não poderiam ser dissociados.
Para ele a psyché é o princípio ativo da vida. Tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta possui sua própria alma. Sua obra Da anima, pode ser considerada o primeiro tratado em psicologia.
A PSICOLOGIA NO IMPÉRIO ROMANO
E NA IDADE MÉDIA
Uma
das principais características desse período é o aparecimento e desenvolvimento do cristianismo, uma força religiosa que passa a força política dominante. Falar da psicologia nesse período é relacioná-la ao conhecimento religioso, já que ao lado do poder econômico e político, a Igreja católica também monopoliza do saber e , consequentemente, o estudo do psiquismo.
A PSICOLOGIA NO
RENASCIMENTO
Nesse período Descartes postulou a separação entre mente(alma, espírito) e o corpo, afirmando que