PSICOLOGIA
Nos abrigos, a Psicologia Jurídica trabalha com a reintegração de crianças e adolescentes que se sentem excluídos socialmente.
Existe uma grande lotação nesses locais, por isso, os responsáveis , juntamente com a justiça, fazem trabalhos para saber se a família de origem tem condições de acolher novamente a criança ou adolescente.
Em 1999, foi feira uma pesquisa, e existiam 11 mil crianças em abrigos, por motivos de agressões constantes dentro de casa. A maioria são meninos, ocupam 58% desse número, e as pessoas possuem um preconceito em adotar crianças maiores.
Exemplo disso em nossa cidade, é o CECAF (Centro de Atendimento a Criança, Adolescente e a Família) .
A instituição oferece aulas de karatê, literatura e atendimento psicológico.
Tema: Reinserção Familiar Trata-se de crianças excluídas que precisam criar um vínculo e entrar na sociedade.
Para que isso ocorra, a criança precisa de um acolhimento e atendimento psicológico, para que se sinta segura e se abra.
O conselho tutelar recolhe várias que crianças que são agredidas, que vivem sem higiene e até sofrem abuso sexual dentro da própria casa.
Essas crianças são mandadas para instituições que atendem a esse tipo de caso, e quando a família tem condições, tem a criança de volta. Caso contrário, a vítima permanece no local até ser adotada por outra família.
Tema: Divórcio A maior causa dos divórcios, são as mulheres. O divórcio acontece por vários motivos, desde o adultério até a insatisfação do casal. Com a separação, vem a questão dos filhos. Existe então, a guarda compartilhada, que precisa ser seriamente conversada, para que o pai não coloque a criança contra a mãe e vice- versa, pois é daí que vem a alienação parental. A parte material influência muito, e sempre existirá aquela crise que acontece com pais divorciados: “Eu ganho mais do que seu pai/ sua mãe”. É uma forma de se comprar a criança. Após registar em 2011 mais de