química dos carvões
O carvão mineral, depende de sua formação para ser caracterizado. Este tipo de formação, classifica em um ruim, ou bom mineral. O mesmo também, tem um baixo custo, sendo muito relevante para as indústrias, poisele é muito eficaz. Além de gerador de energia, também quando queimado, suas cinzas servem de componente de outros materiais.
A importância de estudar este fóssil, é que assim, pode-se ter uma visão ampla de todos os benefícios que o carvão mineral, trouxe e traz para a humanidade.
DESCOBRIMENTO DO CARVÃO MINERAL
A descoberta do carvão mineral no Brasil foi no final do século 17, perto da fronteira com o Uruguai no Rio Grande do Sul. A primeira mina nacional foi nomeada de Princesa Isabel, pelo imperador D. Pedro II que foi até o RS onde ficava Arroio dos Ratos (lugar aonde foi instalado a primeira mina brasileira).
Mesmo com essa descoberta, o carvão mineral só ganhou forças a partir da segunda guerra mundial. Nessa época foi instalada a primeira empresa moderna para mineração. Até então a mineração era feita de modo primitivo, não tendo um retorno considerável para o país.
O foco maior do minério é encontrado principalmente no sul do país, aonde só a região sul do Rio grande do Sul possui cerca de 23% das reservas medidas oficiais do país.
Ainda no RS, só que agora na região de oeste para leste, podemos localizar dez jazidas: São Sepé, Capané, Iruí, Pantano Grande, Leão, Sul do Leão, Água Boa, Faxinal, Arroio dos Ratos e Charqueadas. Possui cerca de 39% das reservas medidas oficiais brasileiras, como afirma Borba em seu texto (2001 pg4)
.
Agora na região sul de santa Catarina podemos encontrar 21% das reservas medidas