Psicologia
Esse trabalho tem como foco principal relatar o impacto da globalização no mundo atual, como por exemplo, nas áreas políticas, sociais, culturais e tecnológicas.
De acordo com Aranha (2005), sempre existiu algum tipo de internalização, como por exemplo, o imperialismo da civilização helenista ou romana, o descobrimento do mundo novo e o comercio europeu com as colônias. Contudo, observa-se que naquela época não havia tecnologia avançada para permitir que as informações fossem transmitidas em tempo real. Isso faz com que o globo seja interconectado e vivenciado por todos simultaneamente e faz com que haja uma nova dimensão social.
Mas, nota-se que os processos de globalização não são abertos para todos de forma igualitária, ela faz com que países mais poderosos tragam novos valores, modos de vida e costumes para culturas de países menos desenvolvidos. Como a língua inglesa que hoje é mundial e o fast food. Com a internalização de outras culturas veremos que estes fatos possuem aspectos positivos e negativos, e que a filosofia propõe um olhar critico sobre tais aspectos.
GLOBALIZAÇÃO E CULTURA
1 A Globalização
A globalização é um fenômeno caracterizado pela intensificação das relações econômicas, comerciais e culturais entre os países, onde as constantes inovações tecnológicas nas áreas de transportes e telecomunicações são capazes de diminuir as distâncias e transcender as fronteiras nacionais.
O ponto de partida para o processo de globalização é o advento das Grandes Navegações, quando ocorreu um incremento do comércio entre as mais diferentes partes do globo. Esse marco histórico foi seguido por uma necessidade de aumentar a escala de produção, o que culminou com a Revolução Industrial durante os séculos XVIII e XIX. Nesse período, as modificações na estrutura de produção substituíram gradualmente o trabalho artesanal e a manufatura,