Psicologia
Introdução
Na disciplina de Psicologia, no âmbito do tema do módulo 8, processos cognitivos, emocionais e comportamentais, realizamos um trabalho sobre a motivação.
A motivação é a força interna que regula e sustenta, todas as importantes ações humanas e animais dirigidas para a concretização de um fim ou objetivo.
Dentro deste tema abordaremos a definição de motivação, o ciclo motivacional, caracterizar os diferentes tipos de emoções e a teoria motivacional de Maslow.
Para este trabalho recorremos á internet, ao manual de psicologia e a apontamentos fornecidos pela professora ao longo do módulo.
Índice
Introdução 2
Motivação 4
O Ciclo Motivacional 5
Diferentes tipos de Motivações 6
Ciclo Motivacional de Maslow 7
Conclusão 8
Bibliografia 9
Motivação
A motivação é uma força interna que regula e sustenta, todas as importantes ações humanas e animais dirigidas para a concretização de um fim ou objetivo.
As condições do organismo influenciam a direção do comportamento. Há uma orientação de condutas para atingir uma meta, com vista à satisfação de uma necessidade, um desejo, um instinto, um impulso ou um interesse.
Exemplo: Um indivíduo não come quando tem alimento, ele come quando tem fome.
A maior parte das ações humanas e animais são dirigidas, têm um objetivo. Não nos limitamos a andar, correr, nadar, fugir; vamos ao encontro e conseguimos, muitas vezes, determinado objeto, outras não. Por vezes, os objetos aos quais o indivíduo ou animal se aproxima ou afasta estão fisicamente presentes, outras vezes, o objeto motivante não está presente mas existe nas expectativas do organismo.
A motivação gere as atividades do indivíduo, visto que quanto mais motivada a pessoa está, mais persistente e maior é a atividade. Esta tem sido entendida pelos autores como um fator psicológico, um conjunto de fatores ou um processo, estes levam a uma escolha, induzem e fazem iniciar um