psicologia
1- Identificação:
2 -Definição do tema: Vivendo e aprendendo com o lixo
3-Justificativa:
O tema escolhido foi devido ao grande acúmulo de lixo jogado em locais desapropriados, tais como: ruas, galerias, terrenos baldios, rios etc...É necessário conscientizar a todos pelo estrago que estamos fazendo com o nosso planeta, e nada mais justo de começar com nossas crianças ainda na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Como nossa cidade está caminhando para um futuro melhor e mais bonito precisamos nos unir e trabalharmos para que o nosso ambiente melhore de aparência. Dessa forma a escola precisa inteirar-se desse assunto , onde todos devem separar o lixo adequadamente, ou seja, lixo seco em recipiente para reciclagem e lixo úmido em outro recipiente para adubo ou aterro.
4- Objetivo: Conscientizar os alunos, funcionários, professores, pais e comunidade a importância da separação, do reaproveitamento do lixo orgânico como adubo e seleção do lixo seco para reutilizá-lo.
5- Desenvolvimento:
Roda de conversa: O que percebem ( como o nosso lixo está sendo tratado ), será que as pessoas jogam o lixo no lugar certo?, como é em nossas casas?, e a cidade?, já viram vasilhames diferentes nas ruas para o depósito do lixo?; Explicação por parte da professora o porque de separarmos o lixo em dois recipientes;
Caminhada em frente a escola e observar: como está o ambiente e também o que tem depositado no recipiente em frente a escola e fotografar;
Aquisição de vasilhames adequados para instalar no pátio da escola, um para lixo.
Vídeos da turma da Mônica: Vamos cuidar do meio ambiente e Lugar de lixo não é na rua;
Slides de objetos costruidos através da reciclagem
6- Recursos: câmera digital, DVD, som, computador, livro de história, vasilhames, cartolina, tinta guache, panfletos, TV, , giz de cêra.
7- Avaliação: Será satisfatório a execução desse projeto se todos se comprometerem, como: família, escola e