psicologia
CAPITULO I: Da crise do feudalismo as expansões marítimas e comercias europeias no final do século XV E XVI
A crise econômica que aconteceu na europa no século XIV deixou grandes sequelas na sociedade(peste negra, fome e o esgotamento das minas de ouro e pratas) ,o que deixava os europeus em dificuldades cada vez maiores para adquirir os produtos que chegavam do oriente .isso porque após as cruzadas as rotas comercias do mar mediterrâneo passaram a ser utilizadas com intensidade pelas cidades italianas (Genova, Veneza entre outras...) que passaram a deter praticamente o monopólio do comercio com o oriente firmando assim dificuldades na atividade comercial. Em contrapartida a Europa para tentar resolver essa situação começa a buscar novas regiões que pudessem fornecer metais preciosos, mão de obra e outros gêneros. Com isso formou novas rotas marítimas que permitissem alcançar o oriente sem a intermediação Italiana.
Tais projetos esbarravam na questão dos recursos necessários, dessa maneira, apenas nas regiões que haviam conseguido unificar o território, estabelecendo governos fortes que cobravam impostos de um numero elevado de pessoas e assim foi possível tentar a navegação pelo atlântico.
Ao mesmo tempo as dificuldades da navegação pelo mar mediterrâneo puderam ser superados a medida que as técnicas de navegação puderam ser aperfeiçoadas (bussola ,orientador náutico baseado nas estrelas)e adaptadas a novos tipos de embarcações para que assim pudessem enfrentar os desafios.
Como resultados desses fatores os europeus navegaram pelo atlântico contornaram a África e atingiram o Oriente. E mais revelaram a si próprios a existência do atual continente americano.
CAPITULO II :Revolução científica do século XVII
O desenvolvimento cientifico iniciado no período XVII e XVIII,o que produziu a vitória do racionalismo sobre a tradição e inaugurou