psicologia
Hereditariedade: conjunto de processos biológicos que presidem à transmissão das características dos pais à sua descendência Genética: parte da biologia que se dedica ao estudo da variabilidade dos caracteres individuais e da sua transmissão à geração seguinte Genética comportamental: ramo da psicologia que investiga as influência hereditárias no modo de ser e de reagir dos indivíduos
O que é a genética?
A genética vem do grego, genno, que significa «fazer nascer» .
O termo “genética” foi criado por William Bateson (1861-1926) para designar o estudo dos mecanismos através dos quais os caracteres dos progenitores se transmitem aos seus descendentes.
Agentes responsáveis pela transmissão genética Cromossomas
Como as demais células, o ovo compõe-se de citoplasma e núcleo, no interior do qual se encontra uma série de elementos aos pares, designados por cromossomas.
Esta designação advém do facto de se tornarem coloridos com facilidade, como reacção a certas substâncias químicas, e desse modo, poderem ser mais facilmente observados.
O número e o tipo de cromossomas são constantes nas células do mesmo indivíduo e nas dos indivíduos da mesma espécie Designa-se por cariótipo esta constante numérica e tipológica de cromossomas característica de cada espécie As células humanas apresentam 46 cromossomas, 23 de origem paterna e 23 de origem materna, que se dispõem aos pares, dentro do núcleo, conforme as semelhanças na sua forma e estrutura.
Os cromossomas têm um papel preponderante no decurso do desenvolvimento do indivíduo, constituindo-se como veículo transportador dos genes, determinando, inclusivamente, se virá a ser louro ou moreno, alto ou de pequena estatura.
EXEMPLO:
Na Síndrome de Down, constatamos que se encontra associada a uma mal formação do par 21, que apresenta 3 cromossomas em vez de 2. Daí que esta doença seja conhecida também por trissomia 21.
Genes
Sabe-se que os genes estão alojados nos