As alterações fisiológicas na adolescência
Na adolescência é comum existirem sentimentos contraditórios, ora se sentes criança, ora se sentes adolescente. Em algumas situações podes sentir-se bem no teu corpo, noutra desconfortável num corpo que está a mudar e que, por vezes, não reconheces.
Alguns autores avaliam a adolescência como uma situação de crise onde coexistem oportunidades e riscos e consideram uma etapa de vulnerabilidade para meninas e meninos.
As emoções são vividas com muita intensidade por vezes com desejos contraditórios e o universo a cada dia se amplia através de novos conhecimentos e experiências. Fazer perguntas e discutir ideias é o início da busca da identidade sexual. Inicia-se o processo de alterações fisiológicas que ocorre nas meninas e nos meninos cada um a sua maneira.
Definição
Adolescência
Adolescência é a fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Com isso essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis - físico, mental e social - e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto.
Os termos "adolescência" e "juventude" são por vezes usados como sinônimos, por vezes como duas fases distintas mas que se sobrepõem. A ONU define juventude como a fase entre 15 e 24 anos de idade - sendo que ela deixa aberta a possibilidade de diferentes nações definirem o termo de outra maneira, a Organização Mundial da Saúde define adolescente como o indivíduo que se encontra entre os dez e vinte anos de idade e, no Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece ainda uma faixa etária para menores de idade - dos 12 anos completos aos 18 anos incompletos, aonde o menor nessa faixa de idade se cometer um crime pode receber medidas sócio educativas dele, inclusive de