psicologia
1- O Complexo de Édipo é, para Sigmund Freud, a chave de compreensão do inconsciente. Qual é a saída do Complexo de Édipo para o menino?
c. crescer, encontrar uma mulher que não é nem a mãe (e nem a irmã) e ser pai.
2- Qual é a diferença entre a vida animal e a vida humana?
d. Somente a cultura humana desenvolveu a língua como meio de criar laços sociais.
3- “NINGUÉM nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam de feminino. Somente a mediação de outrem pode constituir um indivíduo como um Outro” (BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Vol. II. A experiência da vida. São Paulo: Difel, 1967.) b. o uso do termo gênero conota que a diferença entre homens e mulheres é de ordem cultural.
4- A identidade de uma pessoa depende para a psicologia sócio-histórica, dentre outros, da atividade humana. De acordo com a teoria:
b. atividade é a ação transformadora do ser humano sobre o mundo.
5- Por que a norma é fundamental para a convivência humana?
b. Porque cria objetivamente e subjetivamente os limites necessários para a cultura.
6- A psicologia sócio-histórica tem sua origem no contexto histórico da Revolução Russa. De acordo com essa teoria, é incorreto afirmar:
c. que somos seres naturais e seguimos nossos instintos.
7- Édipo é um filho que, sem saber, mata o pai e torna-se marido da mãe e rei de Tebas, infringindo com seu ato incestuoso a lei que garante a estrutura social, biológica, política e familiar daquela sociedade, embaralhando sua ordem. Para Sigmund Freud:
c. o filho vive um conflito inconsciente entre a necessidade de se identificar com o pai e o ódio que sente, porque o pai é seu rival na disputa amorosa pela mãe.
8- Ter nome e sobrenome é um direito. Por