Plano de Ação e Sustentabilidade
Plano de Ação em Sustentabilidade – PAS O Plano de Ação em Sustentabilidade (PAS), criado em 2008, teve como base os resultados identificados no Relatório de Sustentabilidade da Vale de 2007. Seu objetivo é estabelecer metas e ações de melhoria de desempenho relacionadas à sustentabilidade. Inicialmente, o PAS tratou de padronizar e consolidar indicadores socioambientais e realizar ações estruturantes, como as políticas de Desenvolvimento Sustentável e de Direitos Humanos. Posteriormente, a iniciativa definiu indicadores de desempenho considerados prioritários para o estabelecimento de metas.
A construção do PAS no que tange a indicadores segue uma abordagem progressiva. Em 2010, foram incluídas as operações brasileiras de minério de ferro, pelotização, logística, manganês, cobre e potássio. Para 2011, está programada a expansão para as unidades de carvão, níquel, caulim e fertilizantes, incluindo operações internacionais.
Os indicadores de sustentabilidade selecionados estão vinculados aos seguintes temas: insumos combustíveis, consumo e recirculação de água, geração e destinação de resíduos, fechamento de mina, desenvolvimento local e recursos humanos. Para esses temas, foram estabelecidas metas, sendo que, para os indicadores ambientais, as metas foram definidas com base em consumo específico (como por exemplo, consumo de água por tonelada produzida). Para 2011, serão inseridos o acompanhamento e a implantação de metas para disposição final de resíduos.
A inclusão das metas do PAS como um dos critérios para Remuneração Variável (RV), em 2010, reafirma o compromisso das áreas com a melhoria permanente dos resultados e com o avanço da gestão da sustentabilidade na Vale. Os temas do PAS estão alinhados com a Matriz de Materialidade da Vale. Em relação aos temas de saúde e segurança e emissões atmosféricas em geral, o primeiro já faz parte da RV da Vale (juntamente com outros temas, de diferentes naturezas, considerados