psicologia
O conceito de pessoa tem de ser visto enquadrando-a nos seus contextos de vida. A pessoa está dentro de uma globalidade mas constitui outra globalidade em que o pensar, sentir e agir são vertentes que se interpretam num todo inseparável.
O psicólogo Urie Bronfenbrenner propôs a teoria ecológica do desenvolvimento. Existe uma multiplicidade de sistemas, contextos ou ambientes e a pessoa interage com esses contextos, sendo modificada e provocando modificações neles.
Progressivas e mútuas interacções e acomodações estabelecidas entre o ser humano e o ambiente em mudança:
Microssistema – Contexto imediato em que os indivíduos participam directamente, é o contexto mais importante no desenvolvimento do indivíduo. Primeiro nível, onde as interacções são imediatas e directas. Por exemplo, a família, os amigos, um grupo religioso, vizinhança próxima, colegas, escola, etc.
Mesossistema – Resulta da interacção entre os microssistemas. Engloba os microssistema em que cada pessoa se insere, bem como as relações que entre eles se estabelecem. As possibilidades de relação entre contextos são inúmeras para cada pessoa e conduzem ao estabelecimento de reacções e comunicações.
Exossistema - Os elementos sociais que não afectam directamente o ser humano em desenvolvimento, pois ele não os frequenta como elemento activo. No entanto estes ambientes são o suporte imprescindível para o desenrolar das actividades de outras pessoas que com ele interagem e assim o influenciam. Por exemplo: autarquias, assistência social, serviços jurídicos, local de trabalho, etc.
Macrossitema – Cultura, valores, crenças, ideologias, credos religiosos e costumes específicos, bem como os recursos técnicos próprios de uma sociedade.
Cronossistema – Permite incorporar no contexto da vida uma dimensão temporal. Dimensão temporal pode influenciar, modificar, pelas alterações decorridas ao longo do tempo, historicamente ou ao longo da vida de uma pessoa.
Segundo