psicologia
A violência acompanha as sociedades desde os tempos antigos, seja pela conquista de terras, brigas religiosas ou por alimento, essa temática sempre foi de interesse de grandes estudiosos e também explorada nos cinemas. Podemos notar no filme Tropa de Elite, dois grandes conflitos sociais presentes, a violência e a pobreza; conflitos estes bem conhecidos da população brasileira.
Mas será que a pobreza gera violência?
Alguns estudiosos dizem que não, mas a pobreza está diretamente ligada à violência, o próprio Estado produz a violência quando se omite em relação a miséria da população, a violência praticada na Fundação Casa, ou pelos que deveriam proteger, desta forma violência gera mais violência e quanto mais pobre for o indivíduo, mais violente será o lugar e sempre quem sofre são os pobres e favelados que sem nenhuma perspectiva de vida melhor, estão sempre preparados para ir a guerra para matar ou morrer, pois aprendem desde de cedo a lutar pela sobrevivência sem se importarem com os demais, já que a sua realidade é não baixar a guarda nunca.
O Assistente Social tem como objeto de trabalho a questão social, ou seja, a resolução dos conflitos sociais geradas pela sociedade e pelo Estado, frente a essas expressões, o profissional utiliza do conhecimento teórico-metodológico, para pensar formas eficazes de intervenção. O objetivo da prática profissional é viabilizar direitos e ampliar a cidadania, por meio de uma melhor qualidade de vida.
O Assistente Social é um profissional que possui qualificação, conhecimento
Complexo para intervir nas diversas faces da violência. Diante de uma situação de violência, o profissional buscará primeiramente produzir um conhecimento da realidade, entendendo as causas/raízes do problema, em seguida utilizando seus instrumentais técnicos passará a adotar formas de intervenção, que possam amenizar ou solucionar a situação.
Bibliografias utilizadas