Psicologia
Dentro de uma perspectiva organizacional a escola tem o PPP (Plano, Político, Pedagógico) como base que visa o bem estar da área educacional. Compreende-se que à educação necessita a todo instantes de possíveis mudanças para a melhoria do processo educacional. Essas melhorias são imprescindíveis para um trabalho dinâmico e autônomo, em que as metas propostas no PPP (Plano, Político, Pedagógico) ocorram a contento para todos que interagem no âmbito social e institucional caracterizado como “Comunidade Escolar” que é representado pelo gestor corpo docente e discente, serviços gerais e comunidades, interagindo harmoniosamente em busca de uma autonomia institucional participativo voltado para uma realidade compromissada com a formação do cidadão.
Desenvolvimento
Compreendo a importância que tem a escola na construção e formação de uma sociedade consciente e crítica no que diz respeito a sua vida pessoal e profissional de sua clientela. Disponibilizando-se de ações que garantam oportunidades piscicopedagógicas individuais e coletivamente que visam preparar o individuo para assumir seu papel na sociedade de forma intelectual e moral.
Segundo Veiga (VEIGA, 2010, p.3):
“A característica mais marcante da escola é a valorização da criança vista como pode ser dotado de poderes individuais, cuja liberdade, iniciativa, autonomia e interesses devem ser respeitados.”
Dessa forma, a escola deve ter a liberdade de ação que gerem possibilidades de progressos tanto internamente quanto externamente interagindo com todos que fazem parte do ambiente escolar visando o rendimento qualitativo e autentico. “O papel da escola está baseado na formação de atitudes, dessa forma, há uma preocupação maior com os problemas psicológicos, do que com os problemas pedagógicos e sociais” (LUKESKI, 1992, p.38).
Para que sejam atingidos os objetivos da instituição escolar, faz-se necessária uma gestão competente e integrada com a comunidade a qual está inserida. É fazendo uso do PPP