Comunicação em Massa
Comunicação de massa é a disseminação de informações através de jornais, rádios, cinema e também pela internet e tem característica de chegar a uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor.
Na possibilidade de ouvir o outro e ser ouvido, os meios de comunicação de massa são veículos, como índice de consumo. Esta característica distingue-os da comunicação pessoal, na qual o comunicador afirma que aquilo que obtemos mediante os meios de comunicação de massa não é comunicação, pois esta é via de dois sentidos e deveriam ser denominados veículos de massa.
A concentração das massas no cenário social nas grandes cidades tornou visíveis as forças das massas até a constituição do massivo como modo de existência do popular, e essa existência traz a necessidade de meios de comunicação.
Os sistemas de comunicação novos e antigos atuam paralelamente, por exemplo, da mesma forma que existem dois sistemas sociais, existem dois sistemas econômicos, agricultura e a indústria etc.
Na realidade, os problemas financeiros dificultam a extensão da comunicação moderna para além das cidades, inclusive não há nenhum plano nem mecanismo para a integração, normalmente a partir de um problema como esse e uma decisão estabelecida para soluciona-los é que se inicia o desenvolvimento da comunicação de massa.
Com a introdução das impressoras a vapor e do papel de jornal barato, o resultado foi à primeira mídia de massa verdadeira, a segunda foi o rádio e a televisão, a terceira foi à armazenagem e distribuição da informação e entretenimento de estruturadas em computadores. E cada dia mais a tecnologia avançam e surgem novos produtos de fácil comercialização.
Os meios de comunicação em massa é a principal ferramenta para a indústria do marketing. A comunicão de massa da indústria cultural é capaz de atingir através de uma mensagem, um grande número de indivíduos de uma sociedade, e muitas vezes alienadas, que aceita ideias e