psicologia
CURSO: SEMESTRE: 1º
DOCENTE: SHANTALA LUA DATA:
DISCENTE:
DIVISÃO CELULAR
Nos seres pluricelulares, como regra geral, podemos identificar dois tipos de células: somáticas (células que formam o corpo) e reprodutoras (Envolvidas com o mecanismo da reprodução, ou seja, espermatozoide e óvulo). As células somáticas apresentam dois cromossomos de cada tipo e assim são denominadas DIPLÓIDES (2n). Os dois cromossomos possuem genes (sequência de DNA responsável pela fabricação de uma proteína) para uma mesma característica e são denominados CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS.
Já as células reprodutoras possuem apenas um cromossomo de cada tipo e são chamadas de Haploides (n). Na espécie humana 2n = 46 cromossomos e n = 23 cromossomos. Durante o encontro do espermatozoide com o óvulo – processo denominado fecundação, o número diploide de cromossomos é formado caracterizando a célula resultante desse processo, a célula – ovo ou zigoto.
Tipos de divisão celular
As células são originadas a partir de outras células que se dividem. A divisão celular é comandada pelo núcleo da célula.
Ocorrem no nosso corpo dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose.
Antes de uma célula se dividir, formando duas novas células, os cromossomos se duplicam no núcleo. Formam-se dois novos núcleos cada um com 46 cromossomos. A célula então divide o seu citoplasma em dois com cada parte contendo um núcleo com 46 cromossomos no núcleo. Esse tipo de divisão celular, em que uma célula origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos existentes na célula mãe, é chamado de mitose.
Portanto, a mitose garante que cada uma das células-filhas receba um conjunto complementar de informações genéticas. A mitose permite o crescimento do indivíduo, a substituição de células que morrem por