Psicologia
Antes de engravidar a mulher deve tomar a vacina contra a rubéola, pois durante a gravidez essa pode afetar o bebê causando malformações como cegueira, deficiência auditiva, microcefalia e deficiência mental, procurar um serviço de aconselhamento genético (principalmente quando houver casos de deficiência ou casamentos consangüíneos na família), realizar exames para a verificação do tipo sanguíneo e presença de RH além da detectação de doenças.
Já durante a gravidez a gestante deve fazer o acompanhamento médico pelo menos uma vez ao mês no obstetra, realizar exames de controle, tomar somente os remédios indicados pelo médico, fazer o controle de diabetes, infecções e pressão alta, ter uma alimentação saudável e balanceada, não se expor a nenhum tipo de radiação (como raios-X, por exemplo), evitar o cigarro e bebidas alcoólicas alem de evitar o contato com pessoas que possuam doenças infecciosas.
Após o nascimento do bebê é necessário a realização do teste de APGAR (é um teste desenvolvido pela DR. Virgínia Apgar anestesiologista, que se baseia em observações feitas no primeiro minuto de vida e depois ao cinco minutos, é mais eficaz do que o moderno teste de alta tecnologia feito com o sangue do cordão umbilical), ter cuidados adequados ao bebê é de extrema necessidade, como proporcioná-lo um ambiente propício para o seu desenvolvimento e amparo afetivo.
Atualmente, alguns exames ajudam a detectar a ocorrência de alterações no desenvolvimento fetal. Dentre eles, citamos o do vilo corial, a amniocentese, a cordocentese, a ecocardiografia fetal e o doppler.São exames que permitem ao médico diagnosticar se o bebê é portador de Síndrome de Down, anomalias cromossômicas, doenças infecciosas, problemas cardíacos