Psicologia
Disciplina: Psicopedagogia Clínico-Institucional.
Casos Clínicos escutados pelas facilitadoras/mediadoras: Aglael Luz Borges e Dulce Consuelo R. Soares. Caso número 1:
Rosa e Jeane:
Relatam o acompanhamento de uma menina de 15 anos que se encontra na terceira série do ensino fundamental, verbalizam que já é repetente por três vezes consecutivas; a adolescente fala que deseja ser garota de programa. Segundo as futuras psicopedagogas a mãe se negou a fazer a entrevista: “- Parece que a mãe não quer saber da Diane.” ( percepção de uma Pp). A jovem tem um corpo infantil e diz que sua mãe é sua melhor amiga.
Caso número 2:
Simone:
A criança aprende bem, porém tem problema na ortografia, não há problema cognitivo, “parece ser vincular com o pai” ( percepção das Pps) tem 9 anos e está na terceira série. As alunas de psicopedagogia descobriram que existe uma carta escrita pelo pai do menor dizendo que não o desejava, as alunas temem que a criança tenha lido essa carta e isso ter afetado a questão da escrita. O menor teve meningite.
Caso número 3:
Liliane e Maria das Graças:
A criança tem 11 anos e a queixa da professora é que não lê e não escreve, tira nota baixa em todas as disciplinas, porém a criança é desejante e a mãe também. “Percebemos que a criança tem tudo para decolar, mas o que dizer a professora? Acreditamos que o medo está paralisando.” ( Percepção das Pps)
Caso número 4:
Claudia, Fabrícia e Miriam.
A criança tem 12 anos está na segunda série, não foi alfabetizada, não aceita regras e limites é agitada; toma o medicamento: Aldol indicado por um neurologista, há uma equipe de educação especial assistindo o menor na escola.
Caso número 5:
Marialva e Fátima
A criança tem 8 anos procura saber de tudo, ( repetiu o CA) apresentava dificuldade na leitura e na escrita, porém freqüenta a segunda série no momento. Faz tratamento fonoaudiológico, apresenta “crises nervosas” na sala de aula de forma repentina, despertando medo