Psicologia
Filme analisado: Meu nome é Rádio
-------------------------------------------------
Cena 1:
-------------------------------------------------
Rádio é amarrado e trancando em um depósito por alguns dos jogadores do time de futebol americano, ao perceber uma ação estranha entre os jogadores, o técnico do time Sr. Jhons, perguntou o que estava acontecendo, e nenhum dos jogadores respondeu; o técnico houve ruídos, e vai até o deposito; lá encontra Rádio em estado de choque.
-------------------------------------------------
Ao libertar Rádio, o treinador avisa aos jogadores que o treino iria até mais tarde.
Análise cena 1.
Os garotos envolvidos nessa ação consideram Rádio um garoto anormal, decidindo por tanto gozar de sua deficiência e humilhá-lo, a atitude dos garotos representa um comportamento operante, já que foi feito de forma voluntária, eles decidiram agir daquela maneira. Ainda no mesmo episódio podemos notar a discriminação, ou seja, quando os jogadores estão sob o controle do técnico e do treinador comportam-se de forma respeitosa e obedece “seu superior”, no entanto na ausência do técnico e reunido entre amigos o comportamento adotado é totalmente inverso, os rapazes agem de maneira informal e não atribui qualquer respeito à Rádio.
Quando o treinador encontra Rádio, podemos observar que ele encontra-se em estado de pânico, com medo, suando e chorando essas atitudes podem ser descritas como comportamento respondente, já que nós, seres humanos não temos controle dessas ações.
Ao falar que o treino iria até mais tarde, o treinador deixa claro que os garotos sofrerão um castigo pelas ações cometidas. A atitude do treinador pode ser vista como uma punição para os rapazes envolvidos no incidente com Rádio; pois a intenção do técnico era de diminuir ou eliminar a chance de um novo comportamento como aquele; no entanto no decorrer do filme observamos que Rádio continua sendo alvo de chacotas, porém, o técnico