psicologia
Desenvolvimento Humano, 12°Edição, Diane E. Papalia – Ruth Duskin Feldman
RESUMO
- A abordagem behaviorista – A mudança de comportamento, de acordo com as experiências.
- A abordagem psicométrica – compõem a inteligencia as diferenças quantitativas nas habilidades.
- A abordagem piagetiana – como a mente faz, concerta as suas atividades e se adapta ao ambiente.
- A abordagem do processamento de informação – como as crianças processam as informações quando as recebem, ate o momento que seráo ultilizadas.
- A abordagem da neurociência cognitiva - identifica quais são as estruturas do cérebro envolvidas am aspectos específicos da cognição (ato ou processo de conhecer).
- A abordagem sociocontexrual – o ambiente, seus aspectos, a influência na aprendizagem.
Condicionamento clássico – a pessoa emite uma resposta reflexa, ou involuntária. Os bebês antecipam um comportamento antes que o mesmo aconteça.
Condicionamento operante – o bebê aprende a responder, de um jeito ao estímulo, que o ambiente lhe causa.
Memória dos bebês – Piaget(1969) não lembramos das coisas até dois anos porque o cérebro não está suficientemente desenvolvido.Freud, acreditava que elas estão armazenadas, porém resprimidas, por serem emocionalmente perturbadoras.
Testes de desenvolvimento – Escalas de Bayley de
Desenvolvimento Infantil - Indicam os pontos fortes e fracos e as competências de uma criança em cada uma das cinco áreas do desenvolvimento: cognitivo, linguagem, motor, socioemocional e comportamento adaptativo.
Intervenção precoce – Processo sistemático de atendimento que ajuda as famílias a satisfazer as necessidades de desenvolvimento das crianças.
Abordagem piagetiana: o estágio sensório – motor:
Durante esse estágio do nascimento até os 2 anos, aproximadamente, os bebês aprendem sobre sí mesmos e sobre o mundo mediante suas atividades sensoriais e motoras. Os bebês passam de seres que respondem