Exercícios orçamento público
Prof. César Rissete
01. Considere as atribuições do governo e marque a alternativa CORRETA.
a) A função na alocação de recursos justifica-se nos casos em que as ações privadas de mercado geram eficiência produtiva.
b) O nível justo de distribuição de renda e de riqueza pode ser alcançado facilmente pela obtenção de uma situação conhecida como ótimo de Pareto.
c) O orçamento público é o principal instrumento para a viabilização das políticas públicas de distribuição de renda. O imposto progressivo de renda é um bom exemplo desse instrumento.
d) A política fiscal pode ser utilizada para estabilizar a economia e com isso, obter estabilidade de preços com baixo nível de emprego.
e) A política fiscal estabiliza a economia controlando os fatores relacionados à oferta agregada.
02. Os sistemas de tributação diferenciam-se entre si de acordo com o tratamento tributário dado às diversas camadas de renda na sociedade. Entre os efeitos da aplicação dos sistemas de tributação, é correto afirmar:
a) No sistema proporcional, o percentual de imposto a ser pago não permanece inalterado independentemente do nível de renda.
b) No sistema progressivo, o percentual do imposto a ser pago diminui com o aumento do nível de renda.
c) No sistema regressivo, o percentual do imposto a ser pago aumenta com a elevação do nível da renda.
d) A aplicação de um sistema de imposto proporcional não altera o padrão da distribuição de renda da sociedade. e) A aplicação de um sistema de imposto progressivo altera o padrão da distribuição da renda, tornando-a mais desigual. 03. De acordo com a teoria das Finanças Públicas, existem algumas circunstâncias conhecidas como falhas de mercado, que impedem que ocorra uma situação de ótimo de Pareto. Assinale a opção falsa no tocante a tais circunstâncias.
a) Existência de bens públicos.
b) Externalidades.
c) Existência de monopólios naturais.
d) Maior transparência dos mercados.
e)