psicologia
[1] Alunos do Curso de Psicologia Faculdade Anhanguera; [2] Professora da Disciplina Praticas Emergentes da Faculdade Anhanguera.
Introdução
Ao longo das últimas décadas, a Psicologia do Esporte foi definida como o estudo científico de pessoas e seus comportamentos em contextos esportivos e de exercício e as aplicações práticas de tal conhecimento (Gill, 1979).
Histórico
A psicologia do esporte é voltado para o atleta de alto rendimento, tendo como analise e estudo, as dificuldades, características, e sua performance em um ambiente critico e de pressão para atingir resultados, trabalhando os aspectos que influenciam suas atitudes e comportamento diante dos objetivos apresentados; vem estudando e atuando em situações que envolvem motivação, personalidade, agressão e violência, liderança, dinâmica de grupo, bem-estar de atletas caracterizando-se como um espaço onde o enfoque social, educacional e clínico se complementam.
Atletas de Alto Rendimento
O atleta de alto rendimento se prepara fisicamente para praticar determinada modalidade esportiva. Seja qual for a atividade pretendida, os desafios e dificuldades a serem trilhadas serão bastante similares e devem ser supervisionadas por especialistas da área da educação física.
O Psicólogo do Esporte precisa estar atento a tudo que diz respeito ao atleta. Precisa trabalhar toda a sua história de vida dentro do esporte e dentro da modalidade, tem como objetivo compreender e lidar com os fatores psíquicos que interferem nas ações do exercício físico do atleta de alto rendimento. Além disso, precisa estar atento na influência dos fatores motivacionais e emocionais que estão diretamente ligados na questão do desempenho esportivo, assim possibilitando a compreensão do desenvolvimento profissional do atleta e de necessárias intervenções a fim de auxiliar os atletas