eutanasia
É a camada gasosa que envolve a Terra e que acompanha os seus movimentos de rotação e translação. Esta camada encontra-se “agarrada” à terra devido à ação da gravidade. Devido a força gravitacional, cerca de 80 % da massa atmosférica encontra-se na camada mais próxima da superfície terrestre – a troposfera. O limite da atmosfera é de cerca de 1000 km acima do nível do mar, mas 99% da massa que constitui a atmosfera localiza-se abaixo dos 40 km de altitude.
A atmosfera é bastante fina, possuindo, no entanto, um papel fundamental na manutenção da vida na Terra, permite manter a vida neste planeta devido à composição do ar na troposfera, à regulação da temperatura na superfície terrestre, existência de água no estado líquido e à proteção dos seres vivos dos raios solares nocivos.
1.1 CAMADAS DA ATMOSFERA: A atmosfera divide-se em camadas (cada uma com características particulares e todas elas importantes para o equilíbrio ecológico do planeta) que apresentam variações de temperatura, pressão e densidade do ar, segundo a altitude. Essas camadas ordenadas de acordo com a altitude são: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Estas camadas são distintas e separadas entre si por áreas fronteiriças de descontinuidade. Entre as diferentes camadas existem limites chamados "pausas", tais como, tropopausa, estratopausa, mesopausa e ionopausa.
Troposfera (0 - 7/12 km): A Troposfera é a camada atmosférica que se estende da superfície da Terra até a base da estratosfera (0 - 10/12 km). Esta camada responde por oitenta por cento do peso atmosférico e é a única camada em que os seres vivos podem respirar normalmente, pois contém cerca de 80% do ar existente na Terra, Todos os fenômenos meteorológicos designados por tempo (movimento do ar, formação de nuvens, vento, trovoada, chuva, etc.) estão confinados a esta camada. É também nesta camada que o vapor de água tem importância para manter o ar úmido ou seco e também para formação de