Psicologia
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS VII
CURSO – BACHARELADO EM ENFERMAGEM
DOCENTE: GILBERTO
DISCENTE: RITA BASTOS
TRABALHO DE PSICOLOGIA
Senhor do Bonfim, novembro de 2012
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS VII
CURSO – BACHARELADO EM ENFERMAGEM
Análise do perfil do personagem do filme “O amor é contagioso” - Patch Adams - com base da teoria das inteligências múltiplas e inteligência emocional.
Trabalho apresentado à disciplina psicologia, do curso de enfermagem.
Senhor do Bonfim, novembro de 2012
Inteligência Emocional é um termo utilizado em Psicologia para designar a inteligência que envolve habilidades para manipular as emoções, tornando-as coadjuvantes no processo de crescimento interno. Com a aplicação da Inteligência Emocional, as emoções dispersas, descontroladas e geralmente maléficas, podem ser analisadas, controladas e direcionadas para o desenvolvimento de pessoas e grupos.
Um homem com grau desenvolvido de inteligência emocional caracteriza-se pela habilidade e pela capacidade para perceber e controlar as emoções de si mesmo e das outras pessoas. Tal pessoa tem ampliada a sua capacidade de dominar as emoções com inteligência passando a utilizar o fluxo de suas emoções de forma inteligente e construtiva, melhorando seus relacionamentos conjugais, afetivos, sociais e profissionais.
Patch Adams, estudante de medicina e protagonista do filme “O amor é contagioso”, é um homem para o qual não existe limite, convenções sociais e restrições. Para ele, tudo é permitido. Vê mais do que as pessoas vêem, enxergava além da normalidade. É um homem sadio, altruísta e irônico, considerado pelas pessoas “normais” um homem louco, não se encaixando no padrão de