psicologia
Percepção é um processo de seleção, organização e atribuição de significados aos estímulos sensoriais.
A organização perceptiva é capacidade de “separar” as percepções em: forma, figura e fundo, profundidade, movimento.... E a importância dela é justamente essa; organizar nossa percepção, para a vida ter sentido, pois a percepção ajuda a dar sentido à vida do homem.
Um dos tipos de organização perceptiva é a Figura e Fundo. Em uma imagem o que se foca, aquilo que se vê em primeiro plano é a figura, já o que está em segundo plano é o fundo.
Figura reversiva (ou figura ambígua) é uma imagem que é compatível com duas interpretações diferentes que podem se modificar.
MÉTODO
Neste trabalho foi feito uma pesquisa com dezoito pessoas conhecidas (amigos e familiares) entre doze e quarenta anos de idade. Tal pesquisa foi feita com uma imagem ambígua reproduzida em um papel, que tem dois tipos de interpretação, uma dessas interpretações é uma moça e a outra é uma velha. A imagem reversiva segue em anexo no final deste relatório.
O procedimento para a pesquisa foi apresentar a imagem ambígua, deixando bem claro a todos que não era um teste psicológico e que era apenas um trabalho da faculdade, e perguntando para cada um dos sujeitos se já haviam visto a imagem antes, e quando diziam que não prosseguimos com o trabalho lhes perguntando o que via na imagem, depois das respostas questionamos se via mais alguma coisa dando a cada um pelo menos 5 minutos para prestarem mais atenção na imagem, e após dizerem se viam algo a mais ou não na imagem pedimos que dissessem o que levou ver a(s) imagem(s).
RESULTADOS
a)
Porcentagem dos sujeitos que reconheceram nenhuma imagem
Porcentagem dos sujeitos que reconheceram apenas uma figura
Porcentagem dos sujeitos que reconheceram duas figuras
0%
66,6%
11,1%
b)
Figura vista em primeiro plano
Porcentagem
Figura vista em segundo plano
Porcentagem
Moça/Mulher