psicologia
1- De acordo com as ideias do texto, por que podemos avaliar que os policiais do BOPE retratados no filme podem ser considerados como um grupo?
Simplesmente todos eles têm o mesmo treinamento, eles se interagem entre si, todos eles são treinados já com um objetivo e normas na mente. Entanto todos os integrantes da BOPE tem o mesmo objetivo, eles se juntam para combater a criminalidade. Todos esses aspectos tornam o BOPE um grupo, pessoas da mesma índole, ou seja, eles fazem algo em comum, lutando contra a criminalidade do dia a dia.
2- Como pode ser caracterizado esse grupo ( primário, funcional ou estrutural)? Justificar sua resposta.
De acordo com o artigo lido no passo anterior: > MARTINS,S.T.F.Processo grupal e a questão do poder em Martín-Baró, o grupo de policiais ao meu ver, ele é caracterizado como grupo estrutural que é caracterizado por: comunidade de interesses objetivos (identidade), controle dos meios de produção (poder) e satisfação de interesses de grandes grupos e classes.
3- Como se apresentam as relações de poder no grupo de policiais do BOPE? Exemplificar sua resposta, descrevendo uma cena do filme.
O BOPE quer mostrar de forma pratica do tipo quem é que ‘’manda na parada’’, ele quer mostrar poder de forma hierárquica o poder que eles podem transmitir na sociedade Brasileira.
Uma das cenas do filme que retrata isso é quando o capitão nascimento sobe no morro atrás de um marginal e com o objetivo de encontra-lo, então ele entra com seu grupo invadindo de forma coerente na favela para achar o bandido mais procurado por eles, que é o dono do morro, então ele vasculha a casa de um fogueteiro e acha um tênis que é bastante caro, daí eles pegam esse fogueteiro e tenta arrancar de qualquer forma alguma pista sobre o paradeiro do traficante, ameaça o garoto de todas as formas, torturas e mexendo com o psicológico, enfim eles conseguem o que querem. A grande sociedade admira