psicologia
Psicologia e Historia
Toda e qualquer produção humana, uma obra de arte, uma teoria cientifica tem por tras a contribuição de inúmeros homens, que no passado, fizeram indagações, realizaram descobertas, inventaram técnicas e ideias; Concluímos então que por traz de qualquer produção material ou espiritual existe a historia.
Compreender, em profundidade, algo que compõe o nosso mundo, significa recuperar sua historia. O passado e o futuro sempre estão no presente, enquanto base construtiva e enquanto projeto.
A história pode ser mais ou menos longa para os diferentes aspectos da produção humana. No caso da psicologia, a história tem por volta de dois milênios. Esse tempo refere – se a Psicologia no Ocidente, que começa entre os gregos, no período anterior á era cristã.
Para podemos entender a diversidade da Psicologia hoje em dia, temos que recuperar sua historia.
Psicologia entre os Gregos: Os primórdios
A historia do pensamento humano tem um momento áureo na antiguidade, entre os gregos, no período de 700 a.c. até a denominação romana,as vésperas da era Cristã.
Os gregos foram o povo mais evoluído dessa época. Uma produção muito bem planejada e bem sucedida permitiu a construção das primeiras cidades-estados (Polis). As manutenções dessa cidade necessitam de riquezas, que também alimentavam os membros da classe dominante na Grécia Antiga. Assim iniciaram a conquista de novos territórios, que acabaram gerando riquezas em forma de escravos, que trabalhavam nas cidades para pagar tributos pelos territórios pagos.
Com o crescimento das riquezas, acabou exigindo soluções praticas para arquitetura, agricultura e para organização social.
Os avanços permitiam que os cidadões se ocupassem com coisas do espírito, como a filosofia e a arte. Alguns homens como Platão e Aristóteles, se dedicaram a entender esse espírito empreendedor do conquistador grego.
E entre os filósofos gregos que surge às primeiras tentativas de