psicologia
O texto de Andrew Michener relata que psicologia social é um estudo que se utiliza de métodos (observação e experimentos) para investigar e descobrir a origem de vários comportamentos e como se dá tais comportamentos sociais, ou seja, ela procura investigar o comportamento do indivíduo na sociedade. Sendo assim, o texto fala que, há quatro temas preocupantes neste contexto da psicologia social:
1. O impacto dos indivíduos nos indivíduos: um indivíduo pode ser movido por outro indivíduo. No dia a dia a comunicação tem o poder de influenciar e persuadir o juízo das pessoas em relação ao mundo, provocando a mudança de comportamento e promovendo crenças. E, estas podem resultar em altruísmo e agressão nas relações interpessoais.
2. O impacto dos grupos nos indivíduos: o grupo pode influenciar o comportamento do indivíduo. O grupo estabelece normas e regras para seus integrantes e estes se ajustam e alinham seus comportamentos de acordo com os critérios do grupo, é a conformidade. O que se aprendem no grupo também é manifestado na sociedade por meio da socialização.
3. O impacto dos indivíduos no grupo: o indivíduo pode causar impactos no grupo. O desempenho do grupo se dá por meio de integrantes e, há integrantes que produzem, tomam decisões e lideram.
4. O impacto dos grupos nos grupos: um grupo pode impactar na estrutura e no desempenho de outro grupo. Grupos podem ter conflitos com os outros grupos, como alguns grupos podem ter afetos por outros grupos.
Psicólogos sociais vêm investigando o motivo que os indivíduos amam uns e odeiam os outros e como surge, persiste e se resolve conflitos intergrupal.
A psicologia social se relaciona com a sociologia e com a psicologia. A sociologia tem como estudo as instituições, a estratificação da sociedade e os processos sociais básicos. A psicologia estuda o indivíduo e seu comportamento. Desta forma, psicólogos sociais direcionados a psicológica e sociologia diferem em perfil e