psicologia
--------------------------------------------
Semana 2
O indivíduo. Personalidade, formação e desenvolvimento
Existem muitas e diferentes definições de “personalidade”; no entanto, o conceito de personalidade como “o conjunto de comportamentos peculiares do indivíduo” é aceito pela maioria dos estudiosos.
A formação da personalidade
A configuração única da personalidade de um indivíduo desenvolve-se a partir de fatores genéticos e ambientais. Os fatores genéticos exercem sua influência através da estrutura orgânica e do processo de maturação. Os fatores ambientais incluem tanto o meio físico como o social e começam a influenciar a formação da personalidade já na vida intra-uterina. No mesmo instante em que o óvulo é fecundado, isto é, no momento da concepção, o ser humano recebe a totalidade de sua herança genética. Nada poderá ser acrescentado. Mas a partir do momento da fecundação, este projeto de indivíduo se encontra necessariamente sob a influência de um ambiente, o útero materno, habitat primário dos seres mamíferos. Portanto, do ponto de vista da genética, nem tudo aquilo com que nascemos (congênito) é hereditariedade.
Desenvolvimento sócio-emocional
Segundo Erik Erikson, psiquiatra que desenvolveu a teoria da personalidade e seus “oito estágios de desenvolvimento”, a socialização da criança pode ser dividida em oito fases distintas, formuladas a partir do trabalho psicoterapêutico de Erikson com crianças e adolescentes de todas as camadas sócias. Cada fase é responsável por um “conflito sócio-emocional” do indivíduo, exigindo uma superação dessa crise para que se chegue ao estágio seguinte.
Fase 1. 0 a 1 ano – Confiança Aprendendo a confiar ao invés de desconfiar durante os dois primeiros anos de vida, a criança desenvolve a confiança básica, a segurança e otimismo. Como ela depende dos pais para tudo (alimentação, afeto, proteção), ela precisa confiar inteiramente neles. Para isso,