Psicologia
Janaina C. Reis
Introdução
Conforme questionamento de Daniel Goleman, autor do best-seller internacional “Inteligência Emocional”, as emoções ensinam mais do que processos racionais? Pesquisas recentes demonstram que a aplicação da metodologia de treinamentos experienciais é 80% mais eficaz em relação aos 20% dos treinamentos tradicionais. Os conceitos chave para esta real aprendizagem confirmam-se através de dois aspectos: Vivência e a descoberta por si mesmo. Nesse prisma, a atividade experiencial acaba fomentando a construção coletiva e a reconstrução humana de cada participante. Quando processos vivenciais são bem aplicados, o ser humano reconhece suas fraquezas, administra melhor seus conflitos e potencializa a mudança.
Dentre os diversos métodos, a gestalt-terapia se apresenta como uma terapia existencial-fenomenológica que objetica aumentar a awareness* do cliente, no aqui e agora da relação terapêutica, e, para isso utiliza recursos como experimentos, frustração**, fantasias dirigidas, e outros, facilitando o desenvolvimento do autossuporte, a capacidade de fazer escolhas e a organização da própria existência.
* “Awareness: tomada de consciência global no momento presente, atenção ao conjunto de percepção pessoal, corporal e emocional, interior e ambiental, consciência de si e consciência perceptiva”.
** Frustração: ações do terapeuta para não alimentar comportamentos evasivos do cliente, visando mantê-lo em foco sobre o que esta sendo vivido no momento.
Objetivo
O objetivo da presente proposta é colaborar para o aprimoramento do desenvolvimento cognitivo dos cuidadores, a fim de que possam dar-se conta do seu potencial criativo para lidar com as situações diversas da vida, fazendo a autoavaliação do seu modo de se relacionar consigo e com o ambiente através do autoconhecimento.
Plano de atividades A proposta deste projeto é realizar trabalho de grupo com os