Psicologia
“A maior parte de nossas vidas é passada em contato com outras pessoas, seja por escolha, seja por imposição das circunstâncias...”
(RODRIGUES, Aroldo. Psicologia Social Para
Principiantes. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 9.)
O desenvolvimento de lideranças e sua aplicação vêm representando novas tendências e perspectivas no campo das relações interpessoais. Estamos dia a dia envolvidos com diferentes tipos de grupos e estabelecendo novas relações. De fato esse contexto exige cada vez mais habilidade na manutenção de nossas relações interpessoais. Nesse sentido, muitos programas e técnicas para formação e organização de equipes são propostos, todos visando à qualidade e o sucesso da convivência grupal.
Nosso trabalho nessa disciplina é proporcionar a você, nosso aluno, conhecimentos teóricos e práticos nesta área de estudos, promovendo uma visão integrada da mesma. Temos ainda a intenção de sensibilizá- lo para que incorpore uma atitude incessantemente investigativa, buscando constante aprofundamento, atualização e refl exão.
Procuramos dar um sentido evolutivo ao nosso programa, de forma que os temas se articulem naturalmente.
Assim, esperamos que ao final você possa adotar uma postura profissional mais crítica, observadora e humanista, exercendo de forma competente seu papel nos grupos aos quais venha a se integrar.
Texto1: Estudos sobre Grupos: Dinâmica e
Organização Interna
“Hoje se reconhece amplamente que um grupo é mais que a soma de seus membros ou, mais exatamente, é diferente dela. Tem estrutura própria, objetivos próprios e relações próprias com outros grupos.
A essência do grupo não é a semelhança ou a diferença entre seus membros, mas a sua interdependência.”
(LEWIN, Kurt. Dinâmica de Grupo. 3 ed. São Paulo:
Cultrix, 1973, p. 100.)
Nosso primeiro tema de estudo está vinculado ao contexto grupal, visando compreender a dinâmica e organização interna dos grupos. Por