Psicologia
PRÉ-ADOLESCÊNCIA
1. No aspecto psicológico
1.1. A adolescência supõe uma mudança rotunda na sua pessoa
1.2. Grande instabilidade, com antinomias como: alegria-tristeza, responsabilidade-inconsciência, timidez-audácia, solidão-afecto, passando de umas a outras com grande facilidade.
1.3. Por isso manifesta em algumas ocasiões reacções imprevisíveis.
1.4. Precisa de conselho, mas foge dele. “Quase todos os adolescentes se revoltam contra as proibições da família, mostram-se ansiosos e indecisos, perturbados e com falta de confiança neles próprios, procuram a segurança que lhes dá o grupo de indivíduos da mesma idade , tendem ao snobismo e a excluir os que não são membros do grupo. Anseiam pela aprovação daqueles que são mais velhos do que eles”.
1.5. A sua conduta mostra-se por vezes agressiva.
1.6. É pouco efusiva com a família, mas sofre, no entanto, uma intensificação da sua capacidade afectiva, parecendo que o seu coração se esponja.
1.7. É altruísta e pode comprometer-se em mil objectivos diferentes.
1.8. Possui um grande afã de independência, que conduz à separação do adolescente daqueles que exerceram algum domínio sobre ele.
1.9. Brusquidão e rebeldia perante toda a limitação e travagem.
1.10. Tendência a destacar a sua personalidade perante os outros, não pelo cultivo de qualidades mas pela imitação de personagens famosas, companheiros ou professores que possuem as qualidades que ela gostaria de ter.
1.11. Adopta atitudes extravagantes, é excêntrica no vestir; tudo isto são modos de chamar a atenção, juntamente com formas anti-sociais de conduta.
1.12. Manifesta falta de inclinação pelo trabalho.
1.13. Deseja o convívio com os adultos com antagonismo em relação à família, amigos e sociedade em geral.
1.14. Sentimentos de auto-importância; enfrenta-se em igualdade física relativamente aos mais velhos, esperando que lhe concedam os privilégios e