Psicologia
Psicologia do Desenvolvimento que busca compreender
O desenvolvimento humano nos seus diferentes aspectos, do nascimento até a idade adulta.
Resumidamente, como ensinam Bock, Furtado e Teixeira os aspectos centrais do desenvolvimento humano seriam:
- Aspecto físico-motor: refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica; à capacidade de manipulação de objetos e exercício do próprio corpo.
- Aspecto intelectual: seria a capacidade de pensamento, raciocínio; - Aspecto afetivo-emocional: seria o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências, o sentir;
- Aspecto social: refere-se à maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas com as quais ele convive.
Teorias Inatistas
Os adeptos dessas teorias consideram que os fatores genéticos e biológicos, ou seja, aquilo que nos é transmitido hereditariamente por nossos pais e antepassados são responsáveis pelo destino do nosso desenvolvimento Teorias Ambientalistas o ser humano seria paulatinamente moldado pelo meio e pelas circunstâncias a que for exposto.
Teorias Interacionistas processo de interação entre o sujeito biológico e o mundo que o cerca. Tem dois: constr e
Teoria Construtivista
Para Piaget, a inteligência teria uma natureza biológica. Tal premissa pode ser exemplificada pela afirmação de que o desenvolvimento respeita determinados estágios, obedecendo uma sequência fixa, universal e invariável. Através da sua epistemologia genética, Piaget elucidou que o desenvolvimento da inteligência nos seres humanos ocorre sucessivamente por meio dos seguintes estágios: - Estágio Sensório-Motor (0 aos 2 anos) - nesse estágio ocorreria a construção do universo real e a criança lidaria com ele a partir da ação e das percepções, por isso a inteligência é prática. Nessa fase a inteligência é anterior a fala.
- Estágio Pré-Operacional (2 aos 7