Psicologia
GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS
TRABALHO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Kátia Frank Nojosa
N2
Fortaleza
2013
Análise Critica e Reflexiva apresentada como exigência da disciplina Psicologia Organizacional, curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais da Universidade Estadual do Vale do Acaraú.
Profª. Talitta Saboya
Metamorfoses no mundo do trabalho: As reconfigurações organizacionais e do trabalho com o aumento do desemprego e subemprego são fortes de tensão psicossocial, tanto em suas consequências para o individuo como para a comunidade.
Ao estudar as metamorfoses que ocorrem no mundo do trabalho podemos identificar algumas consequências que a falta de emprego e o que isso gera a sociedade. Os desempregados perdem a noção de temporalidade, são pouco pragmáticos e efetivos por isso homens e mulheres desempregadas são indivíduos repletos de negação. Muitos são levados a problemas psicológicos e até físicos. O desemprego é causado principalmente pela falta de incentivo fiscal por parte do Governo, sendo assim o empreendedor não investe na produção, na abertura de novas fábricas, não ocorrendo isso não há a contratação de novos empregados e no seu nível mais crítico os empresários/empresas de grande porte, sente a necessidade de cortar custo sendo o caminho de alívio imediato a descontratação de empregados.
A quem devemos culpar somente ao Governo? O País busca alcançar o pleno emprego, por este motivo investe em programas que ajudam a empresas na empregabilidade. Também há vagas ociosas esperando por profissionais capacitados que possam operar na função de maneira correta. Os trabalhadores devem agir acompanhando os avanços tecnológicos e se capacitando para que possam exercer a função desejada. O trabalho é um elemento organizador para a vida social, não só para o sustento, mas para que o homem possa se sentir integrado a sociedade. O trabalho também