Sobre a colonização inglesa na ámerica do norte
- A região sul, escravista, se organizou economicamente em torno de grandes propriedades cuja produção era voltada para o mercado externo. As condições geográficas e climáticas foram fatores decisivos na opção pela economia agroexportadora baseada em plantations. As colônias do Norte e do Centro tiveram um desenvolvimento bem deferente das do Sul. Nestas regiões predominavam as pequenas e medias propriedades. O trabalho era livre, exercido por colonos que fugiram da Europa por motivos políticos ou religiosos.
Norte: mão-de-obra livre, policultura, minifúndios e mercado interno.
Sul: escravos, monocultura, latifúndio e produção para mercado externo.
relacione o passado nomade dos hebreus com as suas longas migraçoes para a palestina e o egito.
Era nômades e tornaram-se sedentários. Foram fundamentais para a formação das primeiras comunidades e posteriores cidades.
A principal fonte da história antiga da civilização hebraica é a Bíblia, porém ela não relata fielmente os acontecimentos, pois sua preocupação volta-se muito mais para a unidade e identidade de um povo do que para um acontecimento narrado.
A Bíblia reflete a concepção mitológica dos hebreus. Como mito ela reflete o pensamento de um povo e como documento histórico ela permite acompanhar a evolução dos mitos e a concepção de mundo dos hebreus, fazendo referências a costumes e padrões de comportamento.
As outras fontes históricas são as obras de Flávio Josefo e de Filo, que fornecem informações sobre o período da dispersão dos judeus