Psicologia
ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊCIAS.
CURSO DE PSICOLOGIA.
Thariel Bacarin Lopes
Minha vida cor de rosa
CURITIBA
2014
Thariel Bacarin Lopes
Minha vida cor de rosa
Trabalho apresentado ao curso de graduação em psicologia, como requisito parcial a obtenção de nota na matéria psicopatologa na infancia
Professor (a): M.ª Patricia Guillon Ribeiro
CURITIBA
2014
1) Descreva o Transtorno de Identidade de Gênero apontando comportamentos característicos e demais características.
Segundo o Cid-10 (F64.2) Transtorno de identidade de gênero infantil: Transtorno que usualmente primeiro se manifesta no início da infância (e sempre bem antes da puberdade), caracterizado por um persistente em intenso sofrimento com relação a pertencer a um dado sexo, junto com o desejo de ser (ou a insistência de que se é) do outro sexo. Há uma preocupação persistente com a roupa e as atividades do sexo oposto e repúdio do próprio sexo. O diagnóstico requer uma profunda perturbação de identidade sexual normal; não é suficiente que uma menina seja levada ou traquina ou que o menino tenha uma atitude afeminada.
Segundo Dsm-IV 302.6 Transtorno da Identidade de Gênero em Crianças , a perturbação manifesta-se por qualquer das seguintes formas: em meninos, afirmação de que seu pênis ou testículos são repulsivos ou desaparecerão, declaração de que seria melhor não ter um pênis ou aversão a brincadeiras rudes e rejeição a brinquedos, jogos e atividades estereotipadamente masculinos; em meninas, rejeição a urinar sentada, afirmação de que desenvolverá um pênis, afirmação de que não deseja desenvolver seios ou menstruar ou acentuada aversão a roupas caracteristicamente femininas.
2) A partir da literatura pesquisada faça uma discussão crítica a respeito dos comportamentos observados no personagem principal.
O Menino Ludovik apresentava vários dos sintomas