psicologia
Um conjunto de idéias sobre essa ciência chamada de análise do comportamento, e não a ciência ela própria, o behaviorismo não é propriamente uma ciência, mas uma filosofia da ciência. Como filosofia do comportamento, entretanto, aborda tópicos que muito prezamos e que nos tocam de perto: por que fazemos o que fazemos e o que devemos e não devemos fazer.
2. Quais as peculiaridades do Behaviorismo Skinneriano?
A compreensão da proposta de B.F.Skinner para a psicologia é vista como um bom começo para o estudo das características atuais do behaviorismo radical. Em geral, Skinner apresenta e detalha sua proposta confrontando-a com outras propostas já existentes e aceitas na psicologia. Pretende-se acompanhar parte desta apresentação, analisando as principais contraposições afirmadas por Skinner entre o behaviorismo radical e outras propostas então em vigor na psicologia.
3. Como se chama o precursor do Behaviorismo e qual a sua idéia central?
Watson, precursor do behaviorismo, depois denominado Behaviorismo Metodológico, e posteriormente Psicologia Estímulo-Resposta, onde propõe, por meio da manipulação de estímulos, a planejar e a formar o indivíduo. Assim, os estímulos são capazes de produzir respostas, poderiam ser alterados de acordo com as características individuais desejadas.
4. Cite os outros termos empregados para identificar a linha Behaviorista.
A oposição ferrenha e definitiva da Teoria das Relações Humanas (com sua profunda ênfase nas pessoas) em relação à Teoria Clássica (com sua profunda ênfase nas tarefas e na estrutura organizacional) caminhou lentamente para um segundo estágio: a Teoria Comportamental.
5. Quais as características do objeto de estudo dessa ciência psicológica?
O objeto de estudo da psicologia de forma bem ampla é o homem, porém a psicologia não é considerada totalmente cientifica, pois o pesquisador ao mesmo tempo em que pesquisa ele também está inserido na