Psicologia
Da Exclusão à Inclusão: um percurso
Educação Especial
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Docente: Dra. Ana Sofia Bastos Discentes: Diana Teixeira e Paula Pereira
Índice
1. Introdução 3
2. Da Exclusão à inclusão: um percurso 4
1.1 Da exclusão à segregação 4
1.2 Da segregação à integração 5
1.3 Da integração à inclusão 6
3. A Educação Inclusiva em Portugal 7
4. Conclusão 9
5. Reflexão individual 9
6. Bibliografia 10
1. Introdução
O presente trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Educação Especial, do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras. Foi proposto às alunas a realização de um trabalho sobre Educação Inclusiva. Desde os tempos mais remotos onde as crianças com deficiência eram excluídas até aos dias de hoje onde se espera a sua inclusão no sistema regular de ensino.
A necessidade de posturas inclusivas não deve ser uma preocupação exclusiva das escolas, mas um objetivo constante da sociedade em geral. Neste trabalho limitaremos a abordagem da inclusão à perspetiva educacional.
Este trabalho está dividido segundo uma divisão feita por Silva num artigo publicado na Revista Lusófona de Educação (2009). Iniciaremos o trabalho falando da exclusão total que a sociedade, nos seus tempos mais remotos, assumia face às crianças/cidadãos considerados diferentes dos ditos “normais” até aos dias de hoje em que se defende a inclusão dessas crianças, havendo inclusive legislação que salvaguarda esses direitos já adquiridos. Após um breve resumo histórico falaremos da situação portuguesa e da legislação em vigor.
Abordar a Educação Inclusiva significa aflorar as ferramentas a utilizar pelos professores para