psicologia
CASCAVEL
2014
Psicologia Institucional
O psicólogo como profissional deve passar da atividade psicoterápica à de psico-higiene, para que isso aconteça, impõe-se uma passagem dos enfoques individuais aos sociais.
A psicologia institucional não se trata só de um campo de aplicação da psicologia, mas,sim de um campo de investigação, pois ela esta dentro do curso da mesma. Ela não é um ramo da psicologia aplicada,mas sim um campo da psicologia, que pode significar tanto um avanço extraordinário na investigação como no desenvolvimento da psicologia como profissão.
A psicologia estuda gradualmente e progressivamente no terreno do concreto, expondo as seguintes etapas:
Estudo de partes abstratas e abstraídas;
Estudo do ser humano como totalidade mas abstraído do contexto social;
Estudo do ser humano como totalidade nas situações concretas;
Âmbito psicossocial;
Âmbito sócio -dinâmico; Âmbito institucional;
Âmbito comunitário;
O que é psicologia institucional
Ela estuda as instituições e seus modelos conceituais, dentro de sua estratégia, inclui-se o enquadramento da tarefa e a administração dos recursos.
Em psicologia institucional, interessa-nos a instituição como totalidade, o importante é que a dependência econômica do psicólogo institucional tem que ser fixada em termos que não comprometem sua total independência profissional.
Objetivos da instituição e Objetivos do psicólogo
Cada instituição tem seus objetivos específicos e sua própria organização, com a qual tende a satisfazer ditos objetivos. Ambos têm que ser perfeitamente conhecidos pelo ou pelos psicólogos,como ponto de partida para decidir seu ingresso como profissional na instituição.
Toda instituição tem objetivos explícitos tanto objetivos implícitos, estes devem ser valorizados de forma separada dos efeitos laterais que uma instituição pode produzir.
Para