Psicologia
ALUNA: NATÁLIA DE OLIVEIRA
COMENTÁRIO DO FILME TEMPOS MODERNOS- CHARLES CHAPLIN
O filme Tempos Modernos foi lançado na crise de 1929 período marcado pelas dificuldades econômicas mostra a pratica dessas luta de classes, onde o operário traz uma série de críticas referentes ao tratamento à classe trabalhadora (o proletariado, em termos da teoria marxista) e aos burgueses (donos dos meios de produção que exploravam essa mão de obra, que era miserável, que trabalhava muito para cada vez mais aumentar a produtividade nas suas empresas). Cargas horárias extensas, compromisso de estarem produzindo mais e mais, além das condições subumanas em que se encontravam. Chegou a ser proibido na Alemanha de Hitler e na Itália de Mussolini por ser considerado "socialista".
Mostra ainda o homem reduzido a gestos mecânicos tornando esquizofrênico pelo parcelamento das tarefas cujo conceito marxista apropriado para análise desta situação social é o de ideologia e alienação; onde a desigualdade social se explica pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção.
Refere-se ainda a teoria filosófica preocupada em destacar a importância dos seres objetivos como elementos constitutivos da realidade do mundo.
Evidencia como na fabrica capitalista ocorre exploração do trabalho que os operários realizam que gera um ponto de discussão para a sociedade capitalista de Karl Marx.
Entender sociedade a partir como se da a maneira do trabalho e suas relações percebendo a sociedade de acordo com o modo de