psicologia
A partir do estudo de suas concepções Jean Piaget criou uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios:
SENSÓRIO-MOTOR (0 a 2 anos) - Nesse período a criança utiliza a inteligência pratica ou sensório-motora, que envolve as percepções e os movimentos, descobre a diferenciação entre os objetos e o próprio corpo. Nessa fase o desenvolvimento físico acelerado é o suporte para o aparecimento de novas habilidades, como desenvolvimento ósseo, muscular e neurológico que permitem o a emergência de novos comportamentos.
PRÉ-OPERATÓRIO (2 a 7 anos) – É caracterizado pelo aparecimento da linguagem, que ira acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança. A convivência em grupo torna-se difícil nessa fase, pois o pensamento da criança esta centrado nela mesma. É importante considerar também que a maturação neurofisiológica completa-se, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades, como a coordenação motora fina que permite a criança a pegar objetos e segurar coisas.
OPERAÇÕES CONCRETAS (7 a 11 ou 12 anos) - Nessa fase as crianças já conseguem aceitar o ponto de vista do outro, levando em conta mais de uma perspectiva, é capaz de cooperar, trabalhar em