Psicologia
Prof.ª Rosa Maria Carvalho da Silveira
PSICANÁLISE I e II
Psicanálise é ciência? Sim, é uma ciência porque tem:
- TEORIA conhecimentos sistemáticos sobre o funcionamento da vida psíquica. Exemplo: Noção de inconsciente dinâmico (metapsicologia de Freud)
- MÉTODO método interpretativo, interpretação do material inconsciente
- TÉCNICA via de acesso ao inconsciente através da associação livre, análise da transferência, e de mecanismos psíquicos: lapso, chiste, sonhos, atos falhos, etc.
Duas hipóteses fundamentais intimamente relacionadas: Princípio do determinismo psíquico - nada acontece por acaso ou de modo fortuito; Proposição de que a consciência está submetida ao inconsciente - os processos mentais inconscientes são de grande significado no funcionamento normal, bem como no anormal (Brenner,1975).
PRIMEIRA TÓPICA
Na primeira tópica freudiana sobre o aparelho psíquico, Freud estabeleceu a diferença entre três sistemas, postulando a teoria topográfica: sistema inconsciente (Ics) conteúdos e processos psíquicos ativamente barrados de penetrar no consciente; sistema pré-consciente (Pcs) conteúdos que podiam tornar-se conscientes através da atenção e da vontade; e sistema consciente (cs) o que era consciente na mente. Na Segunda tópica, no entanto, Freud distingue apenas dois sistemas: inconsciente e consciente. Em 1923 em “O Ego e o Id”, Freud postula a teoria estrutural distinguindo as instâncias psíquicas id, ego e superego.
INCONSCIENTE - Exprime o conjunto de conteúdos que não estão presentes no campo da consciência. Freud concebia as tendências instintuais como energias, a libido e a agressividade, que podem ser investidas em diferentes conteúdos mentais. Esses conteúdos são representantes das pulsões e regidos pelos mecanismos específicos do processo primário, como o deslocamento e a condensação (são os mesmos mecanismos dos sonhos). Relações lógicas e formais são consideradas ausentes no inconsciente, tanto quanto o tempo